Estádio da Copa é feito de Container
10 de agosto de 2022Espaços são montados com estruturas metálicas e painéis termoacústicos, que garantem proteção ao calor e ruídos
Devido à necessidade rápida de expansão, muitas empresas têm utilizado os módulos habitáveis para ampliação de seus negócios. A chamada tecnologia modular permite a construção de prédios de até três andares em um prazo de 30 a 60 dias. Assim como o brinquedo Lego, os espaços são montados a partir de estruturas metálicas e painéis termoacústicos, que garantem total proteção ao calor e barulho.
A tecnologia modular surgiu na Europa e cada vez mais vem crescendo seu uso no Brasil pelas vantagens que apresenta, como, por exemplo, a modificação do projeto. É possível mudar as paredes de posição e o tamanho da planta, sem custos de demolição, barulho ou sujeira, como ocorre nos projetos de alvenaria tradicionais.
Ao final da utilização, no caso do contrato de locação, eles são desmontados e utilizados novamente em outros projetos. Desde que seja feita a manutenção, a durabilidade do material é infinita. Existem construções de aço feitas há mais de cem anos que continuam com suas estruturas intactas.
Os benefícios ambientais com a construção modular
Com uma preocupação cada vez mais constante com a questão da sustentabilidade, a construção modular apresenta benefícios vantajosos em relação às construções de alvenaria. Pelo fato de encurtar significativamente o tempo de montagem, o impacto local ao ambiente é muito menor. Além disso, o desperdício é drasticamente reduzido por conta da eficiência na produção de fábrica e a redução de danos ou uso de materiais de embalagem no local.
Dentre os benefícios ao meio ambiente podemos destacar a rapidez na conclusão do projeto e menor emissão de ruído na montagem; redução no volume de entrega de materiais, diminuindo dessa forma o transporte e diminuição de cerca de 30% de desperdício no descarte de material.
O projeto pode ser entregue em ‘partes’ semiprontas e a montagem ser toda feita no local, como um encaixe. É possível erguer uma estrutura em menos de 30 dias, dependendo do tamanho especificado. Tudo isso de forma limpa, já que essa obra não gera entulho.
Nada convencional
A estrutura de aço é utilizada em projetos de escritórios, lojas, quiosques e casas.
Se uma construção normal demora quase um ano para ficar pronta, o mesmo espaço feito em containers pode ser entregue em três meses.
Quem investe no ramo da educação também já está direcionando os investimentos para a construção modular. Entre os possíveis espaços escolares, não convencionais, o container é uma das opções mais interessantes. Ele não apenas chama a atenção dos alunos por sua estrutura diferenciada, como também é um ambiente confortável e adaptável. A escola em container é super prática e muito versátil. Ela pode ser utilizada para ampliar o número de espaços, promovendo um ambiente especial e inovador.
Mercado aquecido
O que inicialmente era somente utilizado com a finalidade de transportar cargas, agora aquece um mercado em expansão.
Há 27 anos no ramo, a NHJ do Brasil é pioneira em projetos de locação e venda de módulos habitáveis e containers marítimos. A empresa com sede no Rio de Janeiro tem filiais em São Paulo, Rio das Ostras, Ceará e Brasília.
A NHJ do Brasil viu a demanda pelo container crescer 31% em 2021, um aumento comparado ao mesmo período de 2020. Estados de São Paulo e Ceará tiveram destaques na comercialização do produto com 37% e 55% respectivamente.
Como é possível perceber, o container é uma opção prática e financeiramente atrativa. Dois fatores que justificam a crescente demanda na construção civil. Em relação aos itens que exigem cuidado, eles podem ser facilmente resolvidos ao contar com profissionais especializados em construção voltada para containers. Sim, já existe esta função.
Essas informações deixam cada vez mais evidente que quem está à frente da construção civil precisa estar constantemente atento às tendências e inovações.